O autor Bruno Luperi mudou o final de alguns personagens importantes da trama de seu avô.


TV GLOBO

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão uma mudança significativa nos próximos capítulos da trama. Bruno Luperi, autor da nova versão da novela, originalmente um sucesso de seu avô Benedito Ruy Barbosa, introduziu uma novidade na história: um romance entre Joaninha, interpretada por Alice Carvalho, e Zinha, vivida por Samantha Jones.

Próximo

Ficar

Close ✕

A alteração foi revelada nesta sexta-feira (17) pela coluna Play, do jornal O Globo, e confirmada por Walter Felix, colunista do na Telinha. Segundo a publicação, Joaninha se envolverá com Zinha após a trágica morte de Tião Galinha, papel de Irandhir Santos, que em 1993 acabou enforcado na cadeia.

Joana não ficará com Lívio

Na versão original de Renascer, Joaninha vivia um romance com o Pastor Lívio, interpretado por Breno da Matta, que naquela época era padre. Este relacionamento gerava um conflito na história devido às crises de consciência do religioso em relação ao seu voto de celibato. Com a mudança para um pastor na nova versão, que não enfrenta o mesmo dilema, o romance seria “fácil” demais, o que pode ter motivado a alteração para a introdução de um casal lésbico entre Joaninha e Zinha.

Outras alterações de Bruno Luperi

Esta não é a primeira alteração significativa no remake. Zinha, originalmente um personagem masculino chamado Zinho interpretado por Cosme dos Santos, e Buba, anteriormente uma pessoa intersexo interpretada por Maria Luísa Mendonça, que agora retorna como uma mulher trans interpretada por Gabriela Medeiros, são exemplos de como Bruno Luperi tem adaptado a trama para refletir questões contemporâneas e diversificar as narrativas.

PUBLICIDADE

Além disso, Luperi tem modificado o ritmo da história para dar mais agilidade aos capítulos, que na versão original eram marcados por um estilo mais lento, característico de Benedito Ruy Barbosa. A Globo também tem feito ajustes na edição da novela, antecipando alguns acontecimentos para cortar a monotonia da narrativa.