Egídio enfrentará uma reviravolta amorosa em Renascer, quando Dona Patroa decidir abandoná-lo e buscar sua liberdade.

Enquanto isso, Egídio se apaixonará por Eliana, iniciando uma nova relação. No entanto, a traição se tornará um elemento frequente nesse novo romance, com Eliana traindo o fazendeiro com Damião.

Dona Patroa, até então retratada como uma esposa submissa, finalmente romperá com a situação humilhante de seu casamento e deixará Egídio. Ela se estabelecerá na antiga casa que costumava abrigar o bordel de Jacutinga.

Enquanto isso, Egídio rapidamente encontrará consolo nos braços de Eliana, que estará enfrentando seus próprios desafios após aceitar que não possui mais direitos sobre as terras de seu ex-marido. Eliana não hesitará em se insinuar para Egídio, buscando um novo conforto em sua vida.

Egídio logo acolherá Eliana em sua casa, proporcionando-lhe luxos e mordomias. No entanto, sua felicidade será comprometida pela infidelidade de Eliana, que também será amante de Damião, este casado com Ritinha.

Nessa reviravolta da trama, Egídio será vítima de traição, enquanto Zé Inocêncio, conhecido por sua firmeza como fazendeiro, enfrentará uma reviravolta emocional ao se tornar o maior corno de Ilhéus. Eliana, inclusive, engravidará de Damião, alegando que o filho é de Egídio.